Eu tomo meu tempo para escrever minhas canções. Sei disso. No início, tem aquele momento de inspiração, aquela faísca. Uma idéia de melodia ou algumas palavras juntas que despertam interesse. Aprendi faz algum tempo a honrar esse momento, à musa, e tentar capturar essa semente sem julgar ou pensar muito em editar o que está surgindo. Gravar no instante em que acontece e editar depois se valer a pena e sobreviver o teste do tempo. Acredito também que uma musa, quando não dada o seu devido respeito e atenção não volta com tanta frequência quanto àquela que sim.
Dois anos atrás, tive um insight sobre meu processo de composição… gosto de pensar que peguei uma onda… mas o insight e metáfora não é tanto sobre pegar a onda mas sim, entrar no mar e remar todos os dias, para que quando a onda de fato apareça, eu esteja lá pronto pra surfar ela. Nessa ocasião, sentei-me todos os dias com o intuito de finalizar uma canção, não importando o quão boa ou ruim eu achasse que ela fosse ao final da sessão. A disciplina de fazer isso todos os dias era o objetivo. Talvez seja esse o segredo, por mais óbvio e fácil que aparente ser… sem a presença de uma fórmula milagrosa… simplesmente sentar-se e escrever, entrar no mar e remar… muitas canções nasceram desse exercício mas isso é assunto pra quando elas forem lançadas.
Com Império Dos Sentidos, levei anos para decidir sobre a letra que foi gravada. Páginas e páginas, várias revisões ao longo de uma década. Toquei ela ao vivo em muitas ocasiões, trocando versos aqui e ali, cometendo erros ao longo do caminho… O critico/editor interno tem uma voz muito alta e forte. Mas, eventualmente, ele se rende. Gosto de acreditar que ao longo dos anos, tenho melhorado, ficado mais paciente com ele e mais diplomático na negociação de nossas tréguas criativas… algumas vezes, não é necessário tudo isso; está claro que a canção está terminada. Outras vezes, é no processo e nos exercícios impostos por mim mesmo de finalizar canções pelo simples fato de fazê-lo que consigo silenciá-lo…
E depois vem a produção e gravação das canções, um processo em si… também penso que tenho crescido e amadurecido nele, menos apegado a pequenos detalhes. Com essa musica, só levei dois anos, rsrs!
Disponível em todas a plataformas digitais no dia 12 de Maio.
Para fazer o Pre-Save, clique no link abaixo
Pre-save Império Dos Sentidos